IMC

É do conhecimento de todos o significado da sigla IMC: índice de massa corporal. Até ai tudo certo, é só uma questão de saúde, para ver se o seu corpo está "indo bem".
Porém, na última década, IMC vem perdendo sua função critério de avaliação da obesidade para se transformar na busca incessante de muitas mulheres pelo padrão de beleza vigente. E são muitos os sites onde se pode calcular o IMC e que, logo em seguida, ao invés de proporem saúde, oferecem uma dieta com o único propósito de baixar o IMC e transformar o leitor em mais um protótipo "modelo de ser".
Extremamente preocupadas com o desenvolvimento e o progresso da raça humana, as Desassistidas não poderiam ficar por fora dessa problemática. Através de muita pesquisa descobrimos uma série de blogs e comunidades no Orkut que apóiam práticas pouco saudáveis, onde pessoas vivem numa espécie de universo paralelo.
Depois que o IMC passou para o lado negro da força, re-intitulado Instituto Morte ao Corpo, iniciou-se um processo de pulverização de seus dois principais venenos: a Ana e a Mia!
Quem nunca ouviu falar dessas duas pestes? Ah, claro, a maioria as conhece por Anorexia e Bulimia! Para quem acredita que uma é o contrário da outra: na primeira, por mais magra que a pessoa esteja, ela tem certeza que está gorda, que seu IMC está acima do normal e faz tudo para sumir cada vez mais; na segunda, a pessoa faz uma orgia alimentar, comendo tudo o que vê pela frente e depois, arrependida, usando de artifícios nada agradáveis de descrever, chama o Hugo, o Raul e a turma toda pra a expulsar a comida do estômago! Ou seja, as duas andam de mãos dadas, com o propósito de reduzir a zero o corpo do indivíduo.
O assustador é que muitos portadores desses distúrbios têm um peso normal, o que dificulta o diagnóstico. Quando a pessoa atinge um peso muito baixo, já está em avançado estado de desnutrição e, em alguns casos, a tragédia já está a caminho.
Comer e vomitar não faz sentido, ver a comida como inimiga menos ainda. O primeiro impulso é botar a culpa nos padrões estéticos, na indústria da moda que pede cabides, quer dizer, modelos, cada vez mais magros (porque homens também sofrem pressão para emagrecer). Em muitos casos, as causas são mais profundas, mas todas esbarram num mesmo problema: a baixa estima.

Você já fez alguma loucura para se encaixar num padrão?


Hoje (terça), tem DESASSISTIDAS NO AR, às 20h.
Nos add no msn e participe ao vivo:
desassistidas@hotmail.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina